Lista de leituras para o libertário iniciante

A ideia dessa lista é fornecer um guia de estudos sobre o que o libertário iniciante deve ler para se aprofundar no libertarianismo.

Obs: como a grande parte dos seguidores do site possui dispositivos Kindle ou gostam de versões impressas, vou deixar o link para a loja que eu mais uso: a Amazon.

1 – A Lei – Frederick Bastiat – 64 páginas.

Bastiat não é um libertário ou um anarcocapitalista, mas os seus pontos de vista chegam muito próximo e até contribuíram em alguns temas libertários. Além disso, o seu livro mostra a clara influência da tradição liberal lockeana, que mais tarde atingiu a sua forma mais consistente no libertarianismo.

O ponto mais forte do Bastiat, mesmo como um liberal, é a sua atitude sempre contrária ao estado, de forma que ele se distingue e muito de outras correntes liberais que assumem uma linha de frente ativa na defesa do estatismo. Bastiat, pelo contrário, foca os seus esforços em demonstrar as falhas do estatismo de forma muito didática e clara.

Baixar 

Comprar

Audiobook

2 – Anatomia do Estado – Murray N. Rothbard – 80 páginas.

Neste pequeno livreto, Rothbard foca os seus esforços em explicar de forma didática como o estado foi criado, como ele se mantém e como ele pode ser destruído. A abordagem é bem didática e clara, o que faz com que o livro seja um dos preferidos por libertários em suas indicações a não libertários.

Baixar

Comprar

Audiobook

3 – estado? Não, Obrigado! –  Marcello Mazzilli – 157 páginas

Trago agora um livro que injustamente não é muito famoso em listas de livros para libertários. O livro é muito bom e poderia inclusive ser o primeiro livro libertário a ser lido por ser tão didático. O próprio subtítulo dele já diz muito: “O manual Libertário, ou o ABC do antiestatismo” e foi escrito por um dos fundadores do movimento libertário italiano.

Baixar

Comprar

4 – A Ética da Liberdade – Murray N. Rothbard – 354 páginas.

Nessa obra, Rothbard desenvolve a primeira versão do que é considerado o núcleo duro do libertarianismo. Rothbard descreve como se fundamenta a sua teoria libertária de justiça, dá diversos exemplos de como certos tipos de conflitos seriam resolvidos em uma sociedade sem estado e ainda por cima responde diversos críticos do libertarianismo. Dentre eles estão Mises, Hayek, Nozick e Isaiah Berlin.

Após ler esse livro, é bem comum que você já consiga responder algo em torno de 80% das críticas mais comuns que o libertarianismo recebe por parte dos estatistas.

Baixar

Comprar

Audiobook

5 – Defendendo o Indefensável – Walter Block – 224 páginas.

Agora que você já leu o básico da fundamentação ética do libertarianismo, que tal exercitar isso em um livro prático, focado em defender questões tidas como erradas, porém que não entram em contradição com os princípios libertários? É isso o que o professor Walter Block trata no seu livro. Block é um dos mais famosos economistas libertários que seguem a corrente rothbardiana.

Baixar 

Comprar

 

6 – Uma breve história do homem: Progresso e declínio – Hans-Hermann Hoppe – 160 páginas.

Este livro traz uma análise muito boa sobre a história da humanidade e a Revolução Industrial. Como é bem curto, é de rápida leitura e foi escrito pelo principal teórico libertário vivo.

Comprar

7 – Definindo a Liberdade – Ron Paul – 280 páginas.

Ron Paul é tido como um dos libertários mais famosos por causa da sua forte participação na mídia americana e o seu ativismo contra o FED. Neste livro ele explica 50 problemas que acabam afetando a nossa liberdade. Esse livro é importante para ter um contato mais prático com o libertarianismo e você irá se acostumar a entender/explicar temas complexos de forma simples e clara. Afinal, ser didático e claro é sempre uma marca do libertarianismo.

Baixar

Comprar

8 – Além da Democracia – Frank Karsten e Karel Beckman  – 102 páginas

Este livro explica de forma simples as principais falhas da democracia e é de fácil leitura. É bem normal conseguir lê-lo em menos de dois dias.

A ideia do livro é ser algo mais simples do que o famoso “Democracia: O Deus que Falhou” e que consiga passar a mesma mensagem no que tange à democracia.

Baixar

Comprar

9 – Uma Teoria do Socialismo e do Capitalismo – Hans-Hermann Hoppe – 220 páginas.

Aqui o famoso economista Hans-Hermann Hoppe busca analisar os diferentes modelos políticos, explicar as suas falhas e ainda fazer uma defesa da sua teoria libertária. Ao ler este livro, o leitor conseguirá entender a famosa Ética Argumentativa, porém de brinde conseguirá uma refutação consistente do socialismo, da social-democracia, do socialismo conservador e da teoria econômica dos bens públicos.

Baixar

Comprar

10 – O que deve ser feito – Hans-Hermann Hoppe – 49 páginas.

Após ter lido todos ou grande parte dos livros que tratam das fundamentações teóricas do libertarianismo, chegou o momento de tentar entender uma estratégia funcional e consistente para a abolição do estado. Aqui você encontra uma breve explicação das falhas das estratégias de tentar converter o rei ou um político e instaurar a propriedade privada de cima para baixo. O autor sugere diversas estratégias que partem de baixo para cima, aborda questões como a secessão e a privatização dos espaços públicos.

Baixar

Comprar

Audiobook

11 – Democracia: o Deus que Falhou – Hans-Hermann Hoppe – 376 páginas.

Democracia é o livro mais famoso e já incorpora diversas evoluções importantes da teoria libertária moderna. É um dos livros mais importantes e que todo libertário deve ler ao menos uma vez na vida, o livro faz fortes críticas ao estado, ao minarquismo, à democracia, ao progressismo e oferece meios pelos quais podemos chegar à uma sociedade libertária e preservá-la.

Baixar

Comprar

12 – Teoria do Caos – Robert Murphy 

Este livro foca em como funcionaria o libertarianismo de forma prática, resolve alguns problemas que não libertários geralmente argumentam serem impossíveis de serem resolvidos e contrasta as possíveis soluções libertárias com as soluções estatistas.

 

Resultado de imagem para chaos theory – robert murphy

Ler online

Comprar versão em inglês

Audiobook em português

13 – Anarquia Cotidiana – Stefan Molyneux – 89 páginas

O livro foca em como já estamos cercados de um mundo anárquico, possui diversos insights bons e bons argumentos para usar em discussões com não libertários.

Baixar

Comprar versão em inglês

Revisão por: Mariana Reis.

Bruno Cavalcante

É um dos fundadores do Bunker Libertário, estudante de economia, tradutor e programador nas horas vagas.

7 Comments

  1. Obrigado pela lista, tenho 26 anos e nunca li nada sobre, espero iniciar com alguns que você listou.
    Politica sempre me cansou e só de pensar me da sono, mas diante do chorume que se instalou em todos os lugares e em diversos discursos, não vejo porque deveria continuar fugindo.

    • Rafhael Marsigli

      Maio 5, 2019 at 7:11 pm

      “A Lei” já é capaz de explodir cabeças e com certeza vai te motivar a ler muitos outros

  2. Bruno, ótima iniciativa.

  3. Alexandre Nogueira

    Março 26, 2019 at 2:47 pm

    Muito bom, vou dar uma lida

  4. Marcelo Miranda

    Abril 17, 2019 at 7:42 pm

    Maioria dos libertários também não gostam de politicas e simplesmente gostam de interações humanas. Talvez você lendo você veja como que as ciências humanas possam ser interessantes e somente a politica, que é aquela que te rouba e te agride, é realmente entediante!

  5. Leonardo Bindelli

    Julho 7, 2019 at 10:46 am

    Bom dia, devo ler nesta sequência???

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2019 Bunker Libertário

Theme by Anders NorenUp ↑